quarta-feira, 15 de julho de 2015

More Chapters than Takes - Policiais Nórdicos!

Há coisa de dois ou três aninhos, descobri que adoro policiais nórdicos. Não sou esquisita! Noruegueses ou suecos, tanto faz! Comecei obviamente pela trilogia Millennium de Stieg Larsson que recomendo vivamente. Seguidamente descobri uma dupla de autores Lars Kepler, que também já tinha referido aqui no blog. 

O primeiro livro – o Hipnotista - é absolutamente viciante. Perante um crime violento de uma família inteira, o detetive Joona Lima recorre à ajuda de um psiquiatra de renome que utiliza um método controverso, a hipnose, como método de ajudar os seus pacientes, ou melhor utilizava até algo de assombroso acontecer. A história dá voltas e contravoltas, saltamos de um presente confuso para um passado que nos vai ajudar a entender certas coisas. As vitimas passam a vilões e vice versa. O segundo livro – o Executor - é na minha opinião mais fraquinho, apenas porque os autores criam um laço grande com o hipnotista, que obviamente não aparece no segundo livro. Somos arrastados para o mundo de Joona Lima, o brilhante detetive que guarda um passado misterioso. Nos dois últimos livros da saga – a Vidente e o Homem de Areia – a dupla parece ter recuperado a forma conseguindo chegar de novo ao nível do Hipnotista. Vivamente à espera da continuação!


Camilla Lackberg também é sueca e as suas histórias ocorrem sempre na pequena cidade de Fjallbacka. Pequena mas cheia de crimes horrendos. Os protagonistas são o detetive Patrik Hedstrom e a mulher e escritora Erica, que de alguma forma se envolve sempre nas investigações. Tem um estilo mais light de escrita mas os crimes são absolutamente arrepiantes e a trama está muito bem pensada. A história oscila sempre entre a violência dos crimes, um ambiente familiar muito acolhedor que o investigador e a mulher têm e uma ligação que os crimes têm ao passado que só entendemos quase no final. No entanto o estilo de escrita e o formato dos livros repetem-se e se não fosse a originalidade das histórias, provavelmente não tínhamos paciência de continuar.

Asa Larson, tem uma escrita intensa, utiliza analogias com a natureza e foca-se sempre mais no crime e em todos os que estão á volta, descrevendo pormenorizadamente o passado e o estado de espírito de cada um. A investigadora principal e mãe de cinco filhos Ana Maria e a protagonista Rebecka Martinsson não são o centro da investigação, principalmente a ultima que após o primeiro livro está a lidar com problemas pessoais intensos. São livros muito bem escritos e com histórias muito bem desenvolvidas mas por vezes perdem o excitement da busca pelo assassino.

Por fim o escritor que atualmente mais me cativa, o norueguês Jo Nesbo. Harry Hole é um alcoólico, auto destrutivo mas brilhante detetive que se vê sempre envolvido em complexas investigações com grandes custos a nível pessoal. Nesbo muda o estilo de escrita e o cocktail em cada livro logo nunca nos cansamos das histórias. O primeiro livro que li e o meu preferido à data é o Boneco de Neve. A ordem tem uma certa importância dada a sequência de eventos na vida de Harry Hole e nas investigações que vai fazendo.

Aparte da sequela Harry Hole, Nesbo escreveu Caçadores de Cabeças, um thriller empolgante com ação do principio ao fim que li por acaso, a achar que era mais um da serie. 

Sem comentários:

Enviar um comentário