segunda-feira, 25 de julho de 2011

Harry Potter


A primeira vez que ouvi falar do Harry Potter tinha exactamente a idade dele quando a saga começou. Foi durante as aulas de substituição da professora de inglês, por baixa por maternidade, no colégio onde andava na altura, que nos apareceu um senhor substituto, com uns métodos de ensino pouco ortodoxos, que nos introduziu ao Harry Potter!


“Hoje vou vos mostrar um livro que ando a ler e gosto muito. È sobre um rapazinho da vossa idade que descobre que é feiticeiro” dizia ele com um acentuado sotaque inglês ou americano (naquela altura não sabia bem a diferença). Dito isto abriu o livro e começou a ler parágrafos intercalados e a contar a historia com imenso suspense e excitação. Foi a primeira vez que vi alguém tão obcecado com a história do Harry Potter mas não a última: “<< a Privet Drive era o último sitio do mundo onde se esperava que algo de extraordinário acontece-se>>” dizia ele!

Lembro-me de pensar, no fim dos primeiros capítulos quando os tios o tiraram da dispensa debaixo das escadas e lhe deram o o quarto no primeiro andar, que o rapazinho ia agora no recanto sossego do seu quartinho, começar a juntar sumo de limão com alcatrão e descobrir que desta forma conseguia transformar um sapo num guardanapo e por aí tornar-se num feiticeiro! Não foi bem assim que aconteceu e o aparecimento do Hagrid, a viagem á Diagon Alley e a descrição da chegada a Hogwarts foi uma surpresa ainda melhor. Mas por esta altura do livro já eu tinha decidido que não aguentava esperar pela próxima aula de inglês para saber o que ia acontecer a seguir ao Harry. E assim começou a tara!


A Pedra Filosofal, não foi o primeiro livro que li, mas foi o primeiro livro que decidi ler sozinha, sem recomendação, vá, dos meus pais. Cheguei um dia à Bertrand e pedi que mo comprassem. Amei de paixão, este e os que lhe seguiam que na altura eram só o segundo e terceiro livro. Depois entrei em compasso de espera pelos restantes que apenas terminou à dois anos quando saíram os Deathly Hallows (os últimos dois livros já li em inglês exactamente por não aguentar esperar pela tradução)!


Lembro-me de quando a saga começou a ganhar mais notoriedade, do meu pai me perguntar se o livro que estavam a falar no Expresso não era o que eu andava a ler. Era! E foi nessa altura que descobri que J.K.Rowling era na realidade o short name de uma mulher e que eu andava a ler um livro famoso, melhor um best seller!


Não sei bem qual era a atracção, mas acho que qualquer pessoa da minha idade se queria identificar com um rapaz normal, com uma vida como as nossas, que de repente descobre um mundo que não conhece, um mundo fantástico, onde realmente existe magia e ele é famoso!


Fomos aprendendo pouco a pouco, com ele, tudo sobre esse mundo, que Muggles eram pessoas que não eram capazes de fazer magia, que o feitiço lumus servia para dar luz e quem era o Sirius Black. Não era como ler Tolkien que falava de elfos e hobbits como se soubessemos o que eles eram. Neste livro tanto nós como a personagem principal estavamos a leste! E assim passamos a adorar Hogwarts como se fosse a escola de sonho de qualquer um! E era engraçado ver pela primeira vez um rapaz de óculos, magrinho ser o herói da história. Na altura não era nada comum! O que passou a ser cada vez mais comum era que as pessoas que conhecíamos liam todas ,ou quase todas, os livros.



Lembro-me de os ler ao mesmo tempo das minhas amigas, de os comentarmos excitadissimas e de chegarmos ás aulas a dizer “Leste ontem? A Hermione deu um estalo no Malfoy!” Lembro-me de criar clubs de fãs do Harry Potter e numa fase mais obcecada, de ler o site da autora regularmente para saber novidades! Lembro-me quando soubemos que ia mesmo haver um filme, da loucura que era ver o anuncio da coca cola a passar a toda a hora com imagens de Hogwarts mas depois ver o primeiro filme com a minha mãe e o meu irmão e de lhes dizer que não tinha tanta piada como o livro. Pudera! Mas mesmo assim, como fã dedicada que sou, vi todos os filmes, vi todos os trallers e agora que chega a ultima parte penso que vou ter saudades, porque ainda me lembro de estar no sétimo ano com as minhas amigas (tão taradas como eu pelo Harry) e fazer as contas de que o último livro só ia sair já nós estaríamos na faculdade! E ups isso já passou! Agora saí a ultima parte do ultimo filme e parece que a saga fica mesmo completa! Parece e é o fim de uma era!

3 comentários:

  1. OMG!!! PUSESTE-ME A CHORAR! a serio, só as memorias! Eu estive ctg quando fizemos esses calculos de quando e k sairia o ultimo filme, e onde estariamos nas nossas vidas. Mas este não é o fim..como J.K.Rowling disse.."Hogwarts will always be open to welcome you home" =') os livros farão parte da nossa vida, always! Um dia serão os filhos que vão estar a ler ;) (BTW..OMG..LADUREE MACARRONS, best wallpaper for your blog! *thumbs up*)

    ResponderEliminar
  2. Acho que este post devia ser mostrado ao Paul... mesmo a serio!

    ResponderEliminar